Histórico da Entidade

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA AO ATLETA PROFISSIONAL DE SANTA CATARINA 

Em 1974, através de uma comissão sob a presidência do então Capitão da Seleção Brasileira, Wilson Piazza, foi reivindicado ao Governo Federal, a criação de um sistema de assistência social e educacional para os atletas profissionais, visando sua profissionalização alternativa e readaptação ao exercício de uma nova atividade. 

Atendendo os anseios da classe, foi aprovada a Lei 6.269, de 24.11.75, regulamentada pelo Decreto 77.774, de 08.06.76, instituindo o Fundo de Assistência ao Atleta Profissional, com recursos financeiros definidos, destinados a desenvolver e gerenciar o sistema, cujos objetivos sociais seriam prestados por instituições sem fins lucrativos, denominadas Associações de Garantia ao Atleta Profissional - AGAP, implantadas a partir de 1977 nos seguintes Estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e no Distrito Federal. 

Em 10.08.95, por sugestão do então Ministro Extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), foi criada a Federação das Associações de Atletas Profissionais - FAAP, com a finalidade de intermediar a assistência prestada pelas AGAP a seus associados. 

A AGAP/SC tem como objetivo, assistir o atleta e o ex profissional, promovendo sua profissionalização alternativa, dando assistência complementar de natureza educativa, possibilitando ao atleta que deixa de exercer esta atividade, a vinculação a outra atividade profissional para qual se habilite profissionalmente. Como em toda trajetória, houveram percalços nesse caminho.

A AGAP/ SC passou o período de cinco anos  sem exercer suas atividades, deixando a classe desprovida de sua tão importante existência. Porém, considerando os trabalhos aqui desenvolvidos, altamente valiosos, a classe, representada pelo Dr. Walter da Luz, compôs uma nova diretoria, cujo registro em ata data do dia 11/04/2006, com a efetivação do início do trabalho e reabertura das portas da entidade no dia 28/04/2006, resgatando dessa forma os direitos de seus associados. 

Desde então, a AGAP/SC vem desenvolvendo um trabalho transparente, justo e competente, buscando a melhoria em seu atendimento e na prestação serviços, captando cada vez mais, recursos e benefícios visando o bem estar de nossos Atletas. A gestão da Presidência do Sr. Edson Belmonte,  tem como objetivo dar continuidade a esse trabalho de forma igualitária e justa a todos os nossos Atletas

Sabemos que sem luta não poderá haver vitória e cada impasse ou dificuldade que vamos encontrar pela frente, é mais um incentivo e desafio à nossa Administração, da qual temos procurado eliminar, no afã de elevarmos cada vez mais alto, o bom nome e conceito desta Associação.

 

Projetos da AGAP

Banner
Banner
Banner